terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como tudo comecou ...

 
Vontade de viajar, quem não tem?


 

Mas muitas vezes mais do que oportunidades, o que nos falta mesmo é o bendito dinheiro.
Infelizmente eu não tive a oportunidade de ter nascido em berço de ouro. Ao contrário, eu tive a sorte (ou fui abençoada) com pessoas que me "ensinaram" a correr atrás, a conquistar as coisas por mim mesma. E se tem algo que eu aprendi nessa minha vida é que quem quer, faz. E além de que brasileiro é um bixo porreta e, sempre dá um jeitinho para tudo.. corre, empresta daqui, faz horas extras dali, trabalha dobrado, vende trufa na escola, vende aquelas roupas que não usa mais, deixa de comer aquele Big Mac do fim de semana, enfim.. pode até levar um tempo, mas com planejamento e força de vontade, não tem porque não dar certo!

E foi assim que tudo começou..
A cerca de 10 anos atrás ..
Eu ainda estava no colegio e já tinha a vontade de colocar a mochila nas costas e sair pro mundo.
Acabou que quando terminei o colegial, emendei a faculdade e acabei deixando de canto, não a vontade de viajar, mas a vontade de fazer aquilo acontecer.

E quando acabei a faculdade, decidi emendar um mestrado. E mais um vez, parecia que aquele sonho estava ficando para segundo plano.
 
Em meados de setembro de 2010, lá estava eu: 24 anos, solteira , professora universitária, morando em 2 cidades e 2 diferente republicas durante semana e, me matando para terminar a dissertação do meu mestrado. E quando eu digo: me matando, é porque o negocio foi sofrido. "O parto" como chamamos, demorou, foi árduo. E o dia de "dar a luz" a bendita "dissertação" parecia que nunca ia chegar. Foi uma luta diária. Mas 3 anos de aprendizado e crescimento profissional e pessoal sem medida. Sair da Fatec e ir fazer um mestrado em Engenharia na USP, parecia ser um sonho impossível. Mas NÃO, quando se tem força de vontade e um Deus maravilhoso que te abre as portas. E o mais importante, te dá suporte e forças para conluir aquilo que Ele te permitiu começar.

Eu tive um orientador no mestrado, do qual nao posso reclamar. Pois foi mais um daqueles anjos que me ensinou a caminhar com minhas próprias pernas. No entanto, nao posso mentir que prestes a "dar a luz" eu estava cansada. E embora feliz por ter conseguido até entao algumas realizaçoes pessoais e profissionais em minha vida, como estar dando aula, ainda faltava ALGO!
 
Um algo que viria me trazer amuderecimento pessoal e talvez profissional. Eu não estava pronta para emendar um doutorado. E ainda existiam muitos conflitos (pessoais) dentro de mim. E foi aí, que eu sentei e lembrei daquele sonho de viajar o mundo. E foi aí também que eu lembrei que eu não tinha dinheiro NENHUM! rs.. ooooo vidaaaaa! Mas foi aí que eu tambem lembrei da força e da vontade que eu tinha dentro de mim para fazer as coisas acontecerem (se estas fossem da vontade de Deus tambem).
 
E foi aí, que eu comecei a me planejar e pesquisar novamente programas de intercambio. E ser Au Pair era o mais viável no momento.

Bom, vamos lá: o que é esse programa, Au Pair ??
 
- Trata-se de um programa de intercambio cultural, remunerado, que existe em varios paises da Europa e nos Estados Unidos, com duraçao mínima de 12 meses e máxima de 24 (mais um mês extra para viajar quando voce termina o programa). Geralmente o programa é feito por pessoas do sexo feminino, mas "meninos" tambem podem se inscrever no programa. O nome do programa é de origem francesa e refere-se a igualdade de condições oferecidas pelo programa de intercambio.
 
Enfim, é um programa "relativamente" barato de se fazer, se voce pensar nos benefícios recebidos, como: salário semanal, seguro de saude e bolsa de estudos. A maior parte do programa quem paga é a sua "familia hospedeira" (host family como chamamos aqui). Depois de passar em todos os processos com a agencia de intercambio, pagar o programa e fazer o "match" com a sua futura familia hospedeira, voce estará "all set".

Não achem que Au Pair não trabalha, porque Au pair trabalha, e muito! Muitas garotas teem a sorte de achar familias boas, cheia da grana, que vivem levando a Au Pair pra viajar, ou então, familias com crianças perfeitas. Masssssss.. tambem existem aquelas Au Pair que como EU clarooooo, é premiada com as familias mais problemáticas do mundo! rs..
 
 
 
 
 
Enfim, acho que eu estou desviando do foco, depois eu vou criar um post falando mais dessa vida de Au Pair e das minhas aventuras .
 
O fato é que em Janeiro de 2011 eu fechei o programa com a agencia de intercambio e comecei todo o processo. Em Marco de 2011 eu defendia o meu mestrado e em Setembro de 2011 eu deixava o Brasil.



E essa historia continua.. nos próximos POSTS! rs..





Nenhum comentário:

Postar um comentário