quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ainda sobre mim e meu trabalho de mestrado - e o 1º artigo publicado em revista

Retornando...

Antes de sair do Brasil, em Março de 2011 eu conclui o meu mestrado na Universidade de São Paulo(USP - São Carlos) em Engenharia de Transportes.

Além da aprovação da minha banca de defesa, o reconhecimento ''do trabalho'' veio com o convite da Revista Cálculo em publicar uma matéria sobre o mesmo.

Resumindo, o meu trabalho, entitulado: ''Método expedito de análise de novos traçados de ferrovias para o transporte de cargas'' (que para quem se interessar, pode ser encotrado em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-12052011-152600/en.php) verificou a viabilidade da hipótese de que construir uma nova ferrovia, com padrões de projeto mais avançados e maior capacidade no transporte de cargas seria uma alternativa mais atraente em relação à recuperação e modernização de uma via existente.  

Para isso foi desenvolvido um modelo de custos generalizado, onde as características planimétricas da nova ferrovia são obtidas da geração de um conjunto de vetores por inspeção visual no software Google Earth, que posteriormente são tratados em uma plataforma de desenho assitido por computador (CAD). E as características altimétricas são estabelecidas pela associação da geometria da via em planta com os dados altimétricos obtidos do modelo digital do terreno proposto pelo SRTM, através de um método computacional de cálculo dos gradientes da via. A partir então dessas informações são estimados os volumes de movimentação de terra associados a cada cenário estabelecidado.

Para quem não é do setor, pode parecer meio complexo e um bixo de 7 cabeças. Não posso mentir que não foi.. porque foi, rs.. e agora vocês entendem o que eu disse no post anterior sobre o ''parto ter sido doloroso'' e a demora em ''dar a luz a dissertação'', rs.. (e eu tenho que abrir um parêntese aqui e agradecer mais uma vez a colaboração do meu orientador e do colega de sala Cassiano que foram ferramentas fundamentais nesse processo de pesquisa).

Mas enfim, modelo pronto, o trabalho foi aplicado em um trecho de 200km entre Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto.

Resultados?

Vou deixar vocês curiosos (as) ! hehe

Pra quem se interessar, fica a matéria publicada pela revista abaixo. =)



 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário